quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Sonho

("The Prisoner" - Nikolai Yaroshenko)


Olho-te o corpo nu como um tesouro aberto,
E olhas por mim, como um Satã sereno —
Acordo! Esvai-se o sonho, e encontro-me desperto
Buscando o teu veneno...

As mãos procuram tudo à escuridão da noite
E nada encontram, salvo a própria sombra.
Tão logo vais embora, açoite após açoite,
O mundo se me escombra...

O peito, em choque, abraça a solidão do quarto.
A madrugada em derredor se aviva
E rompe os meus vitrais como um terrível parto
E escorre igual saliva...

E lembro-me de ti, do sonho inalcançado
Que contemplei como o poeta à lua:
O olhar lascivo, o sangue em gozo embalsamado,
A carne exposta e crua...

Decido pôr em verso o teu retrato ausente:
Mordaz, a pena as emoções me arranca
E esboça um vil sorriso, escrito amargamente
Na folha escura e branca.

Busco uma vela; acendo-a. A luz, covarde e fria,
Em nada se compara à flama que és.
Apago-a de uma vez: bem mais me aqueceria
Prostrasse-me aos teus pés...

Escuto a negritude a me cantar, calada,
Tua lembrança em melodias quérulas;
Decido, então, caçar essa ilusão finada
Como quem caça pérolas...

Retomo da ilusão reminiscência pouca:
Nem teu perfume eu pude mais sentir;
Sequer minh'alma à tua, a minha à tua boca
Eu pude mais unir...

Tão só, na infinda noite, o peito se consome,
E range o crânio dentro da cabeça;
Me atiro à treva, e, louco, a murmurar teu nome,
Imploro que amanheça!...

E, quando, finalmente, ao sono me condeno
E toda a angústia julgo enclausurada, enfim,
Vejo-te nua, aos céus, como um Satã sereno,
Pousando o olhar em mim...



01 / 2015