terça-feira, 25 de novembro de 2014

"Por que, esta noite, eu ri?", de Keats.



Why Did I Laugh Tonight?


Why did I laugh tonight? No voice will tell
No God, no Demon of severe response,
Deigns to reply from Heaven or from Hell
Then to my human heart I turn at once:

Heart! Thou and I are here sad and alone;
I say, why did I laugh? O mortal pain!
O Darkness! Darkness! ever must I moan,
To question Heaven and Hell and Heart in vain.

Why did I laugh? I know this Being's lease,
My fancy to its utmost blisses spreads;
Yet would I on this very midnight cease,
And all the world's gaudy ensigns see in shreds;

Verse, Fame, and Beauty are intense indeed,
But Death intenser -- Death is Life's high meed.



Por Que, Esta Noite, Eu Ri?


Por que, esta noite, eu ri? Silente, cismo:
Nem Deus, nem Demo de resposta rude
Do Empíreo ousa dizer-me, nem do abismo.
Ao peito humano, então, peço que ajude:

És, coração, como eu, sozinho e triste;
Dize-me, por que ri? Mortal afã!
Ó, Treva! Treva! Angústia que persiste:
A Deus, ao Demo e ao Peito a queixa é vã.

Por que eu ri? Sei bem da Vida o prazo;
Meu sonho os dotes mais sublimes beira;
Mas inda à meia-noite eu me defaso
E rota vejo estar toda bandeira;

O Verso, a Fama e o Belo ardentes são,
Porém a Morte é excelso galardão.



05 / 2014